Acesse nossas redes sociais:

Notícias

Visualize fotos
15/12/2025
Valorização e inclusão de pessoas com deficiências marcam última sessão solene da Câmara

A valorização e inclusão de pessoas com deficiências marcaram a última sessão solene de 2025 da Câmara de Mirassol. Além da indicação de dois homenageados com os títulos de Cidadão Mirassolense e Cidadão Benemérito, a cerimônia teve acessibilidade e foi transmitida com a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Como Cidadão Mirassolense, foi nomeado o paratleta Pedro Henrique Cumba Sanches, de 25 anos, que vem se destacando em provas dos três tambores. Já o Título de Cidadão Benemérito foi entregue ao professor de libras, Rubens Maurício Cassim Filho, que é um dos representantes da comunidade surda de Mirassol. As duas indicações foram do vereador Nando Nogueira.
Ao homenageado Rubens, uma dupla de intérpretes de libras, Abner Natalin Garçon e Simone Correia, se revezou para que ele pudesse acompanhar todas as informações da sessão solene. Ao final, o agradecimento também foi feito por libras e traduzido a todos os presentes no auditório.
Leis municipais
Em 2021, duas leis municipais foram aprovadas na Câmara, ambas de autoria do vereador Nando. A Lei nº 4363/2021 institui o Dia Municipal da Língua Brasileira de Sinais no Calendário Oficial de Mirassol, enquanto a Lei nº 4377/2021 prevê a tradução simultânea dos trabalhos parlamentares nas sessões legislativas.
Comunicação com as mãos
A Libras é formada por gestos, sinais e expressões e possui um sistema com natureza visual-motora e estrutura gramatical própria. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de brasileiros possuem algum grau de deficiência auditiva.

Comunicação / CMM

Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!