Notícias
Divulgação / Banco de imagens
06/05/2025
Vereadores aprovam "botão do pânico" para escolas municipais e privadas de Mirassol
Os vereadores da Câmara de Mirassol aprovaram uma lei que obriga a instalação do “botão do pânico” em escolas municipais e privadas. A proposta tem como objetivo reforçar a segurança dentro das unidades escolares e garantir uma resposta rápida em situações de emergência.
Com esse dispositivo, será possível acionar diretamente a Polícia Militar por meio de um sistema conectado às viaturas, aos batalhões, centros de operações e demais órgãos de segurança. A localização exata da escola será identificada por GPS ou outro sistema de conexão, e o alerta será enviado imediatamente às equipes mais próximas, que se deslocarão para atender à ocorrência.
Explicação
Além da instalação do botão, o PL aprovado prevê também que profissionais especializados deverão ir até as escolas para conversar com alunos e servidores sobre a importância do equipamento e como usá-lo corretamente. A intenção é preparar todos para agir com responsabilidade e consciência em possíveis situações de risco e aumentar a segurança no ambiente escolar.
O projeto é de autoria do vereador Nando Nogueira e foi aprovado na 12ª Sessão Ordinária 2025.
Comunicação / CMM